segunda-feira, 4 de novembro de 2019

GRANDES ENCONTROS DA MPB



     Parcerias são sempre fundamentais, em qualquer situação. Esporte, amor, política, amizade, sociedade e arte. Um grande técnico e seu pupilo no esporte, o casal que completa bodas de ouro, dupla sertaneja, empresário e artista. Exemplos positivos não faltam. Na música, os grandes encontros do cancioneiro brasileiro não se resumem apenas aos dois cantores no palco. Letra e música quando feitas em parceria por pessoas que se conhecem, confiam e admiram, resulta em grandes composições, projetos de sucesso, resultados além do esperado. A lista é grande: Tom e Vinícius, Michael Sullivan e Paulo Massadas, Ivan Lins e Victor Marins, Antônio Carlos e Jocáfi, Aldir Blanc e Cristóvão Bastos, Mièle e Bôscoli, Roberto e Erasmo Carlos, Gil e Caetano, Dodô e Osmar, e por aí vai!

     Pedro Brício juntou estas informações e com Rodrigo Faour na pesquisa histórica, construiu um roteiro bacana, para o musical Grandes Encontros da MPB, em cartaz no Teatro Riachuelo. Recheado de composições em que os grandes encontros são mostrados à plateia, e em ordem cronológica, temos textos de ligação entre os números musicais, que não só explicam os encontros como situam o momento político em que foram compostas-cantadas. Seria necessário realizar mais uns 4 grandes encontros da música brasileira, pois ficou faltando muita coisa. Quem sabe não vem por aí uma segunda temporada da série? Aguardemos!

     No palco, Dina Salem Levy assina um cenário leve, composto por caixas que de movimento criando sombras e ângulos. Coloridos são os figurinos de Karen Brusttolin, bem como a luz de Cesar Pivetti que explora todo o grande espaço cênico.  Roberta Serrado na direção de movimento e coreografias cria belos visuais e danças bem marcadas para os atores. Um grande encontro também é dos músicos Herbert Souza, Marcos Amorim, Tassio Ramos e Rafa Maia com a diretora musical Delia Fischer. Todos dando suporte aos atores e fazendo arranjos leves e de bom gosto.

     Sergio Módena dirige este musical. Valorizando cada número, ele sabe o que cada ator tem de material disponível para apresentar o que de melhor podem fazer. O imenso palco do Teatro Riachuelo precisa ser ocupado, porém muitas canções são intimistas. Como resolver? Com luz e cenário. E assim temos este musical-show de bom gosto. Quero assistir novamente, mas em um palco menor, criando mais intimidade com a plateia.

     O elenco usa o que tem de melhor para apresentar um trabalho de qualidade. Cada um, a seu momento, tem seu numero musical mais aplaudido. Ariane Souza segura a marimba e arrasa quarteirões sempre que é chamada ao gogó. Sua interpretação de Canto de Ossanha, San Vicente e Que nem jiló leva o público ao delírio. Édio Nunes com sua interpretação de Desafinado, Batuque na cozinha e Domingo no Parque são uma beleza. Sem falar na hilária homenagem a uma grande diva da MPB. Bruna Pazinato em Chega de Saudade, Thiago Machado em Beatriz (emocionante), Julia Gorman em Atrás da Porta e Franco Kuster em Que País é Esse, incendeiam a plateia. Um grande encontro de atores.

     Grandes Encontros da MPB é uma festa, um show homenagem, uma coincidência de grandes encontros levados ao palco para divertir, relembrar e emocionar o público, mostrando a diversidade e riqueza da música brasileira, e como a política influi na construção das canções. Que venham outros grandes encontros como este. Aplausos à Aventura pela realização.

Nenhum comentário: