terça-feira, 5 de novembro de 2019

OS IMPOSTORES


     Salvadores da pátria nunca conseguiram salvar coisa nenhuma. Caçadores de marajá, mitos e messias, bispos e pastores, ciganas que leem mãos, coach que não é psicólogo. Até que ponto somos enganados porque deixamos? Que benefício o impostor traz? Aquele mágico que faz o truque, a amiga oportunista que consola seu ex recente, o mais novo amigo de infância que só chegou porque precisa de dinheiro, certamente estão legislando em causa própria. Querem seu dinheiro, seu homem, sua sorte. Impostores por todos os lados. Não somos nós mesmos impostores? Quando é que se deixou de acreditar em livros e instrução e passou-se a acreditar em promessas e “poder da mente”?

     No SESC Ginástico está em cartaz Os Impostores, texto de Gustavo Pinheiro e Rodrigo Portela. Num bunker debaixo do Pão de Açúcar, uma família – pai, mãe, filha, um primo e uma empregada – há tempos reclusa, ouve batidas na porta. Quem será? O que quer? O caos lá de fora não chegou aqui dentro, estamos protegidos. Mas temos que abrir a porta, deixar entrar alguém que pode estar sofrendo... deixam. É um “homem de bem”, temente e servo de Deus. E provoca nesta família um desconforto. Uma mudança de atitudes. Todas estas guardadas dentro dos armários que são abertos pela presença do estranho no ninho. Apenas a filha, protetora da natureza, consciente de que precisa fazer algo, não se contamina. É sempre assim: os jovens salvam o todo. Caras pintadas. O texto brilha pelas informações de como está o mundo lá fora, pelos diálogos ácidos, irônicos e sérios.

     No palco do Sesc, Julia Deccache assina o cenário composto de duas grandes cortinas de plástico grosso, daqueles que vemos nas portas dos frigoríficos. Tiago Ribeiro é o figurinista que indica nas cores, tecidos e formatos a personalidade de cada um. Ana Luzia Molinari de Simoni ilumina tudo com a competência de berço! Marcelo Alonso Neves cria uma trilha sonora original, divertida e que retrata muito bem como seria a vida num bunker, nos dá angustia e leveza.

     O elenco formado por Carolina Pismel (mãe), Gulherme Piva (o visitante), Pri Helena (filha), Murilo Sampaio (primo), Tairone Vale (pai) e Suzana Nascimento (a empregada) está totalmente integrado ao espetáculo. Cada um, ao seu momento, brilha, atua com competência, segurança, rapidez nas respostas. O corpo de cada um deles fala. Preciso destacar Suzana Nascimento com diálogos impagáveis e suas expressões de ódio, enfadonho e resignação marcantes.

     Rodrigo Portela comanda tudo com a qualidade de sempre. Preciso às minúcias e ao todo do espetáculo, traz marcas para a entrada do público, usa a porta de serviços do fundo do teatro como porta do bunker, talco como sangue espirrando. Usar controle remoto para mudar a trilha sonora é um achado! Os detalhes criativos não são poucos.

     O grande encontro desta montagem é entre produção, texto e direção. Os atores são os filhos que fazem tudo para os pais brilharem e, com isto, brilham junto. Claudia Marques, produtora, sempre nos apresenta espetáculos inteligentes, criativos e que têm o questionamento da humanidade, ao mesmo tempo que retrata a realidade atual, como pauta em seu trabalho.

     “Os impostores” é daqueles espetáculos para serem vistos várias vezes, tamanha infinidade de referências, casos de estudo, comportamentos, diálogos, atuações e direção competente. Que seja mais um grande sucesso de todos. Aplausos calorosos.

Nenhum comentário: