sexta-feira, 12 de outubro de 2018

ATRAVÉS DA IRIS



Nãna, querida, que falta você me faz...  Ontem fui assistir no teatro Maison de France a peça “Através da Iris”, uma homenagem à decoradora Iris Apfel, nova-iorquinia de 97 anos, que decorou a Casa Branca, entre tantas outras coisas que ela fez e que ditam moda mundo afora. “More is More. Less is Bore” (Mais é mais! Menos é chato) e "You don't find out who you are unless you work at ir" (Você não descobre quem você é a menos que trabalhe nisso), diz Iris!

Ela me lembrou muito você. Uma mulher à frente do seu tempo, que não estava nem aí para o que dizem os críticos de plantão sobre o seu modo de se vestir. Iris é um exemplo do que é envelhecer bem. E você, Nãna querida, era assim. Que falta você me faz... Tu não sabes (eu sei que sabe!) da missa a metade do que estamos passando por aqui hoje em dia...

Cacau Higino escreveu um texto enxuto em que sabemos da vida de Iris: quem é, de onde veio, como pensa, seu grande amor e seu legado. Cacau sabe dosar frases de efeito com depoimento para uma câmera e tem a consciência de quem irá interpretar as palavras escritas. É na medida certa para um ótimo espetáculo.

Te conto ainda que o cenário é de Ronald Teixeira e Guilherme Reis, um ambiente com belíssimos móveis coloridos, uma poltrona imponente giratória e paredes que se movem. Isso tudo divinamente bem colorizados pelas projeções de Rico e Renato Villarouca! Esses são feras! E o figurino? Você ia adorar, Nãna. É da Tatiana Brescia. Vermelho, forte, espalhafatoso, digno de Iris! Iluminando tudo está Adriana Ortiz, respeitosa com as projeções, iluminando a cena e mostrando quando é entrevista e memória. Adriana é craque, Nãna, vc ia adorar!

Você precisa ver que maravilha é a trilha sonora de Maracello H. Sabemos que os Marcelos são talentosos!! Trilha moderna, dinâmica, criativa, sonora, muito gostoso ver um batidão agitando a vida de uma grande dama.

Sabe quem está dirigindo? Maria Maya! Ela tem um DNA poderoso. Nascida e criada dentro de camarins, palcos e estúdios, não poderia ser diferente. Já vi muita peça dirigida por ela, e esta, em especial, está no rol das melhores. Maria consegue harmonizar luz, som, vídeo, figurino, atuação... Destaque para a ótima cena em que a atriz fala o texto de costas para o público e as pontuações das piadas. Um trabalho elegante, sólido, competente e que dá vida ao texto. Tem ainda o Michel Blois, diretor assistente que, certamente, tem grande participação neste belo trabalho.

E, deixei pro fim, Nãna querida, para te dizer que é ninguém mais, ninguém menos que Nathália Timberg quem está interpretando Iris Apfel. Ficou a cara dela! Ficou forte, bonito, moderno! Você precisa ver como Nathália tem domínio de cena, de seu corpo, da sua voz e da sua memória. Ela já está comemorando seus 90 anos, que só vão ser completados em 2019, mas sempre é hora para comemorar! Ver Nathália em cena é sempre um prazer e uma aula. Lembro de uma peça super densa no SESC Copacabana onde ela só movia os lábios! Era genial. Agora, Nathália se reinventa mais uma vez. Se abre para mostrar que, independentemente da idade, ser jovem é uma questão de cabeça. Nathália é jovem, igual a você era, Nãna querida.

Nãna, você era à frente do seu tempo, pena que já se foi. Nathália ainda está aqui assim como Apfel e são duas mulheres que servem de exemplo para todas. Trabalhando em suas profissões com a garra de sempre. Eu bati palmas de pé, pois a peça é excelente! E tem amigos meus produzindo, a Bruna, o Wesley e o Deivid, você já deve saber quem são. Os produtores da WB.

Você me faz muita falta, Nãna. Esta é uma daquelas peças que a gente ia assistir junto e ficaria horas conversando depois. Eu adorei e recomendo a todos que assistam “Através da Iris”! Meu amor eterno por você, Nãna.

Nenhum comentário: