segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Mágico de Oz, Não sobre Rouxinóis e Um Homem na Lua


A temporada teatral do Rio está com tudo. Temos espetáculos de excelente qualidade para todos os gostos. Sorte de quem gosta desta arte. Sou um deles. Tive o prazer de assistir a 3 espetáculos que considero indispensáveis para quem estuda, aprecia e gosta de teatro.

Em cartaz no Teatro João Caetano, “O Mágico de Oz” é a melhor produção da dupla Möller e Botelho. Tudo funciona bem. Contribuição excelente da cenografia linda, que cria um tornado bastante convincente, atuações brilhantes de Maria Clara Gueiros (Bruxa Má do Oeste), Pierre Baitelli (Espantalho), Lúcio Mauro Filho (Leão) e Nicola Lama (Homem de Lata). Temos ainda a linda voz de Malu Rodrigues e a presença sempre marcante de Miele, como o Mágico de Oz. O talento para dirigir e adaptar os musicais famosos do cinema, e da Broadway, para os palcos, da dupla Möller e Botelho é inegável. Mas dessa vez eles se superaram. Tudo é excelente, de bom gosto e perfeito.

“Não Sobre Rouxinóis”, um frenético Tenessee Williams, está em cartaz na Sala Paulo Pontes do Theatro Net Rio. Com excelentes atuações de todo o elenco, destaco Telmo Fernandes, Bruno Ferrari e Eduardo Rieche, cujas cenas deixam todos sem fôlego. Mais uma vez o cenário é a vedete do espetáculo. Pontos para Nello Marrese e Natália Lana. A belíssima luz do espetáculo ajuda a separar as cenas e deixar claro os momentos de tensão, como quando os presos ficam confinados. A plateia chega a sentir o calor. João Fonseca dirige o espetáculo com a segurança de sempre. Nada fica de fora do seu olhar. Elenco, figurino, cenário e luz estão muito bem afinados. Excelente montagem.




No Teatro do Jockey somos presenteados com “Uma Noite Na Lua”, texto, direção e iluminação de João Falcão, com belissima atuação de Gregório Duvivier na pela do escritor que tem a noite inteira para escrever uma peça, mas sua cabeça só pensa em sua amada Berenice. A iluminação do espetáculo é um personagem à parte. Como não há cenário, a luz completa o ator em cena. Pontos positivos para o figurino e para as lindas canções, muito bem interpretadas por Gregório. Alias, cabe dizer que acompanho Gregório por muito tempo e já vi atuações exemplares, tanto em teatro, cinema e TV, mas em “Uma Noite Na Lua” seu trabalho é exemplar. Aplausos de pé.

Então, tá esperando o que para ir ao teatro? 

Nenhum comentário: