sexta-feira, 14 de junho de 2013

A PEÇA DO GORDINHO


Preciso perder 6 kg. Não só por estética, mas por saúde. Não consigo. Preguiça mesmo. As vezes caio de cabeça numa academia, mas o namoro dura pouco. Não aguento mais do que 4 ou 5 meses. Depois, sedentarismo pelo mesmo período. Nasci assim, cresci assim, vou ser sempre assim... Tive uma infância voltada para a natação. Foram 15 anos entre competições em fim de semana e treinos diários manhã e tarde... Me deu uma gastura desse assunto “exercício”. Talvez esta seja a razão da preguiça... Então, entro e saio de dietas, mas como viajo muito a trabalho, como fazê-las? Eis o mistério da fé.


Sou criança. Minha casa é decorada com personagens de desenhos animados, bonecos de Bob Esponja, Pernalonga, Smurfs, Simpsons, Superamigos. Quando vi a chamada de peça num vídeo postado no facebook, me identifiquei de imediato. Sou desses. Escondo bem as gorduras com técnicas de vestimenta. Mas, como todo ser humano, preciso perder quilos e finjo não saber como. Tá, sei, mas pula essa parte.


Agora em cartaz no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, assisti na estreia, no Espaço Sesc, Copacabana, “A Peça do Gordinho”, com texto e concepção de Marino Rocha. No vídeo de apresentação e nos agradecimentos da estreia, ele conta ter participado de 72 reuniões para conseguir patrocínio e depois da 69ª veio o primeiro “sim”. Perseverança. Tudo que um gordinho precisa para emagrecer e realizar seu sonho. Marino nos conta, na peça, a saga do menino para perder peso. Em casa o exemplo do pai gordinho e as deliciosas guloseimas da mãe em nada o ajudam. Embora haja sempre a preocupação com o aumento de tamanho do menino. Então, Guto, o menino gordinho, parte em busca deste universo das comidas que não engordam. Vai ao médico que embute naquela cabecinha um mundo mágico, bem ao estilo dos meninos, onde o objetivo é libertar a humanidade das torturas da estética. Uma maléfica senhora criou as lojas de fastfood e, ao mesmo tempo, as academias, para que o pingue-pongue, estica-engorda dos humanos fique sempre ao seu controle. O que o menino, ao entrar neste mundo imaginário, se cerca de amigos novos, cada um com sua “força” pessoal para detonar a maléfica, e conseguirem a formula dos alimentos que não engordam.


Marino Rocha se cercou dos melhores profissionais do mercado teatral: para ajudá-lo no texto, Carla Faour, indicada e premiada autora, contribui com a supervisão e Flavia Quaresma contribui na consultoria em alimentação e culinária.


Rafaela Amado dirige o espetáculo totalmente voltado para o universo infantil, explorando o que de melhor cada personagem e ator pode acrescentar para contar a história. Mas a identificação dos adultos, importantíssima para que levem seus filhos e curtam o espetáculo, é muito bem explorada pela direção e atores. O cenário de Ronald Teixeira, com portas de geladeiras andantes é um achado! Muito criativo. O figurino de Bruno Perlatto e Giovanni Targa é claramente o universo das crianças, sem faltar nada: do lacinho rosa à mochila prata, cada personagem com sua cor bem definida, faz o espetáculo ter um colorido pensado mesmo para o universo infantil. A luz de Luiz Paulo Nenen tira partido das cores e amplia mais a beleza da peça. Destaque também para a trilha sonora original, de Lucas Vasconcelos e a participação na canção tema da peça, interpretada por Leo Jaime.

O elenco é com o Marino Rocha fazendo otimamente o gordinho Guto; Ana Baird como a maléfica Dona Rata; Anna Bello como a mãe; Beto Vandesteen como o pai e o amigo Sinfônio; Alexandre Barros como o personagem Garoto; e Daniela Fontan, hilária, é a mocinha antenada da turma de crianças, como Diva Syl. Um ótimo elenco, todos divertidos, à vontade para entrarem no universo infantil e contagiarem as crianças e os adultos.


Um espetáculo voltado para o universo dos meninos, garotos. Mas tenho certeza que as meninas, acostumadas aos espetáculos de princesas, vão adorar se divertir com a saga dessas crianças. Não posso deixar de destacar a contribuição do produtor associado: Pablo Sanábio. Conhecido sobre as suas ótimas ideias para espetáculos, montou a sua produtora: “O Menino e as Ideias”, mais original impossível!

Alugue uma criança, se vc não tiver a sua, ou dê-se ao direito de, por 50 minutos, ser uma delas e assista “A Peça do Gordinho”. Diversão garantida!!

Nenhum comentário: