domingo, 15 de fevereiro de 2009

West Side Story - Lisboa

Está em cartaz, em Lisboa, (não é fraco não!) o musical West Side Story, que se passa num suburbio de Nova York e conta a historia de um amor "impossivel" entre uma porto riquenha e um americano. Todos de classe baixa, pois moram em um conjunto habitacional onde as rixas entre as "turmas" é frequente. Os americanos detestam os cucaratchos, pois estes aparecem para "roubar" postos de trabalhos deles, americanos. Engraçado como a vida imita a arte. Aqui em Lisboa, os portugueses pensam o mesmo sobre os Brasileiros. Brazucas, como chamam depreciosamente. E assim o musical é tao importante de ser montado e visto por aqui, pra ver se os portugueses abrem a cabeça um pouco e entendem que o mundo agora é globalizado. Mas, discurso politico à parte, o musical é antiiiiiiiiigo, parece mais um High School Musical. Igualzinho. Ah, claro, tem um "quê" de trágico, pois quase nao sobre protagonista vivo ao fim da peça!!!!

A produção é grandiosa. Cenários que saem do chão, vêm de cima, gira... como diria Ibrahim Sued... Chôse de Loc! Coisa de Louco! Mas... nao tem cenário vindo das cochias laterais pois estas sao pequenas. Tudo bem, o Teatro Politeama é bonito pacas!! Palcão (palco grande é feio de escrevre), platéia, balcão e torrinha (como dizia minha avó). Cadeiras confortáveis. Um lustre rosa! Vou postar fotos. Enfim, o musical é super bem produzido. Mesmo. 30 pessoas em cena, entre bailarinos e atores.

Começando pelas coreografias, eu diria que sao a contento. sem grandes firulas, dando o recado. Correto, porém sem grandes emoções. Até pq junta-se no mesmo saco atores e bailarinos e uns, claro, se sobressaem mais que os outros nas coreografias. No geral, sao danças para compor um numero musical. Nada que possa ser considerado 'um achado'.

A luz da peça é linda! também, pudera, estamos na porta da Europa. Varios mooving lights, refletores a dar com pau e, sempre, muito bem iluminado. A luz é linda.

O cenário, um parágrafo à parte, é lindo. Aplaudidissimo ao abrir as cortinas. Uma grande ponta Golden Gate ao fundo com carrinhos de controle remoto passando por ela, como se fosse real. Fiquei de queixo caído!!! Compondo, uma cidadezinha com lampadinhas de led e, muito legal, um espelho simulando a água do rio. Ao lado, duas construções de tijolinho, que andam, tipo uma porta com dobradiça, para esconder o fundo do palco. Pchega a cena da casa da mocinha, ena q nao dá pra fotografar... Mas, tem sempre um mas... chega a cena da casa da mocinha, em cima da loja de tecidos... é brega. Cores bregas, mas... funciona!! O cenário vem do chão e eu fiquei louco!!! Muito bom o cenario mesmo. Lindo. Funciona! tem a ver com a época. Otimo.

Já o figurino, bem, nao estao muito bons nao. Sao feios. Muito cetim, napa... céus, parecem comprados no SAARA!! Mas, tem a ver com a época! Pelo menos o desenho do figurino é bom. O ruim é a escolha dos materiais. Estao bem feitos, claro, mas sao feios. Pobres.

Ja o elenco, 100% portugues, no conjunto rende bem. Muito bem marcado, texto na ponta da lingua, vivem os personagens. Sao otimos. Pra Portugal, compreendes? Os atores principais nao são lá um exemplo de beleza, mas pra terra de cego, quem tem olho é rei! Cantam muito bem, mas se fossem brasileiros... ah, meu Deus... Quero ver Claudio Botelho e Charles Moller fazendo isso, vai ser um show! Destaque para os protagonistas portoriquenos, a atriz (cantapaca!) e o ator cucaratchos. Boa, muito boa, uma mocinha que faz o papel de uma menina que quer brincar com os meninos... tá, meu bem? No todo, os atores estao dando conta do recado.

E todo o mérito do espetáculo é do Felipe La Feria, um fera nos palcos portugueses, com espetaculos de excelente qualidade, para estrangeiros e moradores verem e se orgulharem do talento e a competencia com que se dispõem a fazer seus trabalhos.

Achei tudo muito brega. Nao sei se é a historia ou o 'que', mas achei brega. Frio, nao emociona mas dá o recado. Foram aplaudidos de pé (eu puxei a levantada da platéia) pelo esforço em apresentar tal trabalho com excelente nivel de qualidade. Brega sim, mas bem feito.

Vens a Lisboa? Se sim, tire suas conclusoes e assista ao espetaculo!
Esta semana vou ver outra peça.
Oremos!!
Té já

Um comentário:

Renato Corrêa disse...

Muito bom saber que vc está em terras portuguesas antenado com sua área de interesse, e mande os portugas as favas mostrando o que é que o carioca tem!