De repente uma pessoa muito bonita se materializa na sua
frente. Algo chama a sua atenção. O lugar é propício. Você a observa, imagina
uma história, um encontro talvez. Mas na hora de tomar a atitude, nada
acontece. Quantas vezes deixamos de expressar nossos sentimentos e nem sabemos
o porquê desta atitude? Por que não nos expressamos? O outro nunca vai saber do
nosso sentimento à menos que seja dito para ele. “Eu gosto de você”, “Sou seu
fã”, “Te vi e te achei lindo”, “Você é a mais bem vestida da noite”. Mas quem
tem coragem de encarar o desconhecido e se expor a ponto de expressar um
sentimento à primeira vista por aquela pessoa que nunca viu antes? O que nos
prende? Vergonha de ser desprezado? Medo de não ser aceito? Lembre-se: o “não”
já se tem.
Está em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, o pocket show “Nós
sempre teremos Paris”. O texto é do Artur Xexeo, que recentemente escreveu “A
garota do biquíni vermelho”, uma homenagem a Sônia Mamede. Acompanho o blog do
Xexeo e suas colunas no O Globo faz tempo. Não nego que sou seu fã e um de seus
leitores assíduos. Agora, Xexeo se dedica a uma interessante história do
desencontro entre um provável casal. Temos várias histórias de casais que se
encontram pela vida e vivem momentos felizes, mas esta é a primeira vez em que
um desencontro é levado ao palco, justamente para nos fazer pensar nas nossas “não-atitudes”,
nos nossos medos de rejeição, no julgamento do outro sobre nossos sentimentos.
“Nós sempre teremos Paris” é a história de um homem e uma mulher que, sentados cada qual em sua mesa, num café em Paris, se interessam à primeira vista um pelo outro. Entre monólogos-pensamentos, a história é envolvida pelas canções francesas mais conhecidas do publico. Xexeo cita lugares, descreve atitudes, fala através de seus personagens, declara seu encanto pela cidade luz. Ainda não tive o prazer de conhecer Paris, mas depois deste espetáculo, quem sabe? Vontade de anotar no caderninho todas as dicas oferecidas ao publico dos lugares a conhecer em Paris.
A direção de Jacqueline Laurace confere ao espetáculo uma leveza discreta. Os atores são conduzidos por um caminho de elegância, com a própria Paris pede. Os movimentos, os números musicais, os tempos de espera, tudo se passa de acordo com o “não-encontro” proposto. Uma direção firme e de bom gosto. O figurino é bastante bonito, o cenário nos leva a imaginar um café. A luz muda de acordo com as necessidades musicais.
O trio de músicos no palco dá ao espetáculo o tom de pocket, com arranjos belíssimos, bem executados. A preparação vocal dos atores também é para ser destacada. Tanto Françoise Forton quanto Tadeu Aguar
“Nós sempre teremos Paris” é a história de um homem e uma mulher que, sentados cada qual em sua mesa, num café em Paris, se interessam à primeira vista um pelo outro. Entre monólogos-pensamentos, a história é envolvida pelas canções francesas mais conhecidas do publico. Xexeo cita lugares, descreve atitudes, fala através de seus personagens, declara seu encanto pela cidade luz. Ainda não tive o prazer de conhecer Paris, mas depois deste espetáculo, quem sabe? Vontade de anotar no caderninho todas as dicas oferecidas ao publico dos lugares a conhecer em Paris.
A direção de Jacqueline Laurace confere ao espetáculo uma leveza discreta. Os atores são conduzidos por um caminho de elegância, com a própria Paris pede. Os movimentos, os números musicais, os tempos de espera, tudo se passa de acordo com o “não-encontro” proposto. Uma direção firme e de bom gosto. O figurino é bastante bonito, o cenário nos leva a imaginar um café. A luz muda de acordo com as necessidades musicais.
O trio de músicos no palco dá ao espetáculo o tom de pocket, com arranjos belíssimos, bem executados. A preparação vocal dos atores também é para ser destacada. Tanto Françoise Forton quanto Tadeu Aguar
cantam com facilidade, interpretando
as canções com carinho em tons corretos para suas vozes.
Mas o grande charme do espetáculo fica por conta de Françoise Forton e Tadeu
Aguiar. Françoise encara a mulher que passou pela vida sem grandes emoções, mas
que guarda em si todo um desejo de felicidade reprimida pelo tempo. Além de estar
linda em cena, Françoise canta muito bem, é elegante como se pede este pocket e
conduz aquela mulher a buscar por um final feliz para sua vida, mesmo que seja
apenas no teatro. Tadeu Aguar é aquele homem elegante, que tem uma voz gostosa
de se escutar. Atua com segurança de já ter participado e dirigido excelentes
musicais no teatro. Representa aquele cidadão que busca sua felicidade mesmo já
tendo se passado vinte anos de um “não-encontro” com o grande amor da sua vida.
“Nós sempre teremos paris” é um espetáculo que nos faz reviver a música
francesa, nos traz a elegância de dois atores de alto nível em cena, nos conduz
a uma cidade que inspira amor e paixão e, principalmente, nos faz pensar sobre
como expor um sentimento diante de uma pessoa que nos chama a atenção. Saí do
teatro feliz por ouvir as canções francesas; saí fortalecido para poder
expressar meus sentimentos positivos para alguém, sempre que tiver vontade de elogiar
ou iniciar uma conversa com um
desconhecido. Um espetáculo de alto nível para os amantes da musica francesa e
da arte de representar.
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