segunda-feira, 14 de outubro de 2019

3 MANEIRAS DE TOCAR NO ASSUNTO



Tenho lembranças da infância, adolescência e inicio da vida adulta que ainda não tenho coragem de contar a ninguém. São emoções fortes, guardadas num canto da memória. Não faço uso desta parte do histórico, mas estão ali, vivas e intensas. Sempre que algo similar acontece, elas saltam e invadem o pensamento. Repetição de sentimentos. É a agressão na escola e em casa, é o medo de ser visto na fila da noitada, é o grito na fila do mercado na defesa do igual atacado. Supera-se a dor, mas a lembrança, jamais.
A peça “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, em cartaz no Teatro Poeirinha, é texto de Leonardo Netto, ator e dramaturgo que tive a honra de conhecer em “A Moratória”, vi brilhar em tantas outras e se consagrar com “A ordem natural das coisas”. Em “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, Leo grita o que está guardado há tempos, e que neste momento se faz mais que necessário falar: a homofobia e bullyning na escola, a homofobia e a repressão da polícia (e da sociedade) que obriga a existência e resistência dos guetos, a homofobia e os ataques dos congressistas contra o deputado que defende e dá voz ao grupo. Os dois primeiros textos são de autoria do próprio ator, Leonardo Netto, e, creia, uma dramaturgia das melhores existentes nos palcos cariocas desta temporada.
A primeira história, contada pela visão do garoto que sofre bullying e tortura na escola é digna de quem passou por isto e sobreviveu. A segunda conta a alegria, liberdade, medo e a revolta de um cidadão presente na rebelião no bar Stonewall, em 28 de junho de 1969 NY, que deu origem ao dia do orgulho LGBT. O terceiro solo é uma compilação de discursos e falas do deputado auto-exilado Jean Wyllys durante seus mandatos na câmara federal dos deputados. Textos de primeiríssima qualidade, que navega entra o personagem que vive a história, o que conta e atua e o que está de fora fazendo a costura entre vídeos e frases.
Fabiano de Freitas é o diretor da peça. Investigador do tema, usa a raiva contida do ator, explora as emoções do assunto, nos traz um Leonardo Netto diferente do que estamos acostumados a ver, ao mesmo tempo solto e revoltado; se utiliza de marcas nada óbvias mas que explora todas as possibilidades do cenário, da luz e do pequeno-grande teatro Poeirinha. Um encontro de grandes. Fabiano é certeiro e seguro na proposta, aproxima o ator do público incluindo e instigando a plateia. Gosto muito dos usos da tigela de água no palco.
A cenografia de Elsa Romero, o figurino de Luiza Fardin, a ótima direção de movimento de Márcia Rubin e a trilha sonora de Rodrigo Marçal e Leonardo Netto são lindamente iluminadas pela luz do craque Renato Machado. Os vídeos, que dão a real dimensão do caos em que vivemos, da homofobia e dos anos de agressão, são do próprio autor e o mapping de Renato Krueger.
É óbvio que o brilhantismo da peça tem nome e sobrenome: Leonardo Netto. Atuação impecável, forte, um grito e uma revolta guardados por anos, a gana nos olhos, a tensão dos músculos, a verdade. Não sei bem se tem atuação ali ou se são mini-reencarnações de personagens, tamanha a verdade com que Leonardo Netto nos apresenta no palco. Histórias  que podem acontecer com qualquer um.
Este espetáculo, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é um exemplo claro deste momento de resistência, tempos em que se tem que tirar forças para manter o ofício, levar arte, cultura e verdade ao público. A importância deste espetáculo, o tempo irá dizer. O reconhecimento deste excelente trabalho de equipe virá a galope. Fiquei impactado, feliz, emocionado. Me senti representado e reconhecido. Acredito que todos que assistam à peça ficarão revoltados, indignados e prestes a mudar a forma como se portar diante de alguma ação de homofobia que assistir sem se importar, sem se envolver. Reagir com elegância e educação é o bom exemplo. Esta peça é tudo isso e muito mais. Aplausos de pé. Homofobia é crime. Obrigado.

Nenhum comentário: